NOSSO DOJO

ETIQUETA NO DOJO

 

:: TERMO DE ADESÃO PARA INGRESSO NA ACADEMIA CENTRAL DE AIKIDO DE NATAL/RN ::

Etiqueta

As atitudes apropriadas desenvolvidas no treinamento de AIKIDO devem ser constantemente praticadas a partir da vivência e dos relacionamentos que cultivamos no DOJO. 

Apesar de vivermos em uma cultura diferente da qual o AIKIDO foi criado é necessário ter em mente que a prática, os protocolos e a etiqueta do DOJO fazem parte do treinamento propriamente dito, e não podem ser dissociados dos exercícios corporais.

É importante que o iniciante (kohai) observe e busque absorver as práticas e as atitudes apropriadas. Os mais graduados (senpai) por sua vez, de maneira atenciosa e compassiva, procurarão ajudar ensinando através do exemplo, reconhecendo que a prática de um caminho marcial tem sua base mais sólida nas ações e não nas palavras. 

As orientações de etiqueta não são normas ou leis que devem ser advogadas de maneira mecânica ou autoritária. A ação apropriada é vazia se não está acompanhada do sentimento apropriado. O AIKIDO é uma disciplina que deve ser transmitida de coração para coração, e não há outra maneira de absorver os ensinamentos se não pelo treinamento constante.

.Orientações para conduta no DOJO

01. Todos devem proporcionar uma atmosfera positiva de harmonia e de respeito.

02. Todos são responsáveis pela conservação e limpeza do DOJO.

03. Cada pessoa tem razões diferentes para treinar e suas próprias limitações. Devemos respeitar o limite de todos, seus objetivos e expectativas.

04. O dogi (uniforme de prática) deve sempre estar limpo e em condições de higiene que não desrespeitem o colega de treino. As unhas não devem oferecer risco aos demais praticantes e todos devem estar livres de colares, pulseiras, brincos e demais ornamentos que possam proporcionar ferimentos e desconforto no treino. Não se deve mascar chiclete ou qualquer outra coisa durante o treino.


04.1 Deve-se sempre praticar com a vestimenta completa. Os alunos da faixa branca até primeiro Kyu devem sempre utilizar a faixa da cor correspondente à sua graduação.
Todo YUDANSHA deve, como rege a tradição, portar seu HAKAMA. A tradição deve ser mantida e só serão aceitos nos treinos sem HAKAMA aqueles que acabaram de fazer exame e ainda não receberam a indumentária ou caso tenha ocorrido algo que tenha invalidado a vestimenta.

05. Durante a circulação nas proximidades do tatami em horários de treino deve-se conservar o silêncio.

06. Se for absolutamente necessário perguntar algo ao SENSEI, vá até ele, não o chame para si.

07. Se você não é YUDANSHA (portador de faixa preta) seja discreto ao dar orientações aos seus colegas. Não corrija ninguém e procure a orientação do SENSEI.

08. O DOJO não se responsabiliza por acidentes ocorridos no treinamento, é de responsabilidade de cada indivíduo seguir as instruções do SENSEI e proporcionar um treinamento eficiente (livre de lesões), protegendo a si mesmo e ao colega.

09. Durante a prática treine sua prontidão e alerta, coloque-se sempre na postura formal SEIZA ou HIZAOKUMO (caso tenha problemas nos joelhos).

10. Em caso de desentendimentos durante a prática deve-se manter a serenidade e imediatamente dirigir-se ao SENSEI aguardando o mesmo em SEIZA. Em caso de acidentes deve-se evitar o tumulto e seguir diligentemente as instruções do SENSEI.

Obrigações para com a secretaria

11. Para se inscrever na Academia Central de Aikido de Natal/RN o interessado deverá concordar com os Termos e Condições da Academia, assiná-lo, preencher seu cadastro e contribuir com a primeira mensalidade. Para o primeiro ingresso na Academia não é cobrada Taxa de Matrícula (ver clausula 18). Uma vez inscrito o aluno estabelece um vínculo com a Academia Central de Aikido de Natal/RN estando de acordo com as Orientações de Conduta no Dojo e com obrigações junto à secretaria da Associação Norte Riograndense de Aikido Kawai Shihan – ANRAKS.

12. O vínculo estabelecido poderá ser quebrado a qualquer momento por ambas as partes, por desistência do aluno ou por decisão da direção, caso se constate o não seguimento dos Termos e Condições da Academia Central de Aikido de Natal/RN. 

13. Enquanto houver vínculo com a Academia o aluno deverá contribuir com todas as mensalidades independentemente da época do ano.

14. O prazo para pagamento é até o dia 09 de cada mês. O pagamento vale para o mês que o aluno irá treinar ex: Pagamento até dia 09 de janeiro de 2012 valerá para o mês de janeiro de 2012.

15. Frequência nas aulas: 
A frequência é livre para todas as aulas disponíveis no quadro de horários da Academia, ou seja, o aluno pode participar em qualquer horário e quantas vezes quiser.

16. Multa por Atraso: 
O atraso nos pagamentos implicará em multa de 2,0 % sobre o valor da mensalidade e juros de mora ao dia de 0,3 % ao dia. O não pagamento de dois meses consecutivos implicará no rompimento do vínculo do aluno com a Academia e a aplicação de Taxa de Matrícula caso o aluno queira renovar o vínculo. Para renovar seu vínculo o aluno deverá quitar débitos anteriores com as devidas correções, caso seja constatado que houve presença por parte do aluno e o não pagamento do período em questão, paga-se então a Taxa de Matrícula para renovação do vínculo e efetua-se a contribuição mensal.

17. Trancamento de matricula: 
O afastamento sem aviso prévio por férias ou qualquer outro motivo não isenta o aluno de suas contribuições mensais. A opção de trancamento de matrícula permite ao aluno se afastar por até três meses mediante contribuição da Taxa de Trancamento (ver tabela na secretaria). Ao contribuir com a Taxa de Trancamento o aluno está concordando em contribuir para as despesas do Dojo, com valor reduzido, e confirmando sua intenção de se manter vinculado à Academia Central de Aikido de Natal/RN. Se o prazo de afastamento for ultrapassado o aluno deverá se reinscrever na Academia mediante contribuição da Taxa de Matrícula para reabertura de cadastro, e pagamento do mês vigente. Se o aluno retornar antes do prazo máximo de trancamento, será feito o cálculo relativo ao tempo de afastamento e o valor restante será usado para crédito na próxima mensalidade.

18. Taxa de Matrícula: 
Na Academia Central de Aikido de Natal/RN não é cobrada a taxa de matricula para o primeiro ingresso na Academia (ver tabela na secretaria). Esta taxa será cobrada em caso de reingresso do aluno após afastamento sem nenhum aviso prévio ou se o prazo de trancamento de matricula for ultrapassado (ver clausula 17).

19. Trocas de Faixas e Exames de Dans: 
A Academia realiza periodicamente encontros para demonstração de Troca de Faixas. Para participar destes eventos o aluno deverá ser convidado pelos professores titulares da Academia Central de Aikido de Natal/RN. Uma vez convidado o aluno deverá se dirigir à secretaria (...) para efetuar sua inscrição. A inscrição se dá mediante o pagamento da Contribuição de Troca de Faixas (ver tabela na secretaria). É necessário que o aluno esteja em dia com suas mensalidades para poder realizar sua inscrição, esteja tecnicamente apto e de acordo com a filosofia da Arte Aikido.

Exames de Dans somente serão realizados perante banca de graduados acima de 4º Dan, representantes e dirigentes da Associação Sul Americana de Aikido Kawai Shihan.

20. Kimonos e outros artefatos: 
Para a prática do Aikido se faz necessário a utilização do Dogi, mas comumente conhecido como Kimono. A única restrição quanto ao Dogi é que ele seja de cor branca. O aluno pode adquirir seu Dogi onde bem entender.

Caso o haja interesse por parte do aluno a Academia realiza pedidos de Kimonos e outros artefatos necessários para o desenvolvimento do aluno nas aulas. Não é um comércio aberto, os pedidos serão realizados sob encomenda individual (ver condições junto à secretaria).